quarta-feira, 30 de março de 2011

Seu apelido mais famoso é Silver Voice, "Voz de Prata". Existem sobre ele as tais das lendas que, ele usava calças apertadas para potencializar os gritos de "Child in Time", e que cantava nu em estúdio, durante as gravações, para se sentir à vontade. Abaixo Child in Time, a atuação do vocalista Ian Gillan nessa canção é emblemática, demonstrando por que ele foi (e ainda é) uma das maiores vozes roqueiras de todos os tempos. E Perfect Strangers, música que dá nome ao décimo primeiro álbum do Deep Purple, lançado em 1984.

Através do convite de Jon Lord e Ritchie Blackmore, Ian Gillan veio para o Deep Purple em 1969 para substituir Rod Evans como vocalista. Isso ocorreu após os dois terem visto uma de suas apresentações na banda Episode Six.
Ficou no Purple até 1973, em uma das fases mais aclamadas da banda, participando dos álbuns In Rock, Fireball, Machine Head e Who Do We Think We Are. Participou também da opera rock Jesus Christ Superstar, onde gravou a voz de Jesus Cristo, isso no ano de 1972.

Ian Gillan é considerado um dos melhores vocalistas do mundo na década de 70.

"Ritchie Blackmore, durante a entrada de Gillan no Deep Purple, classificou seu vocal como gritos profundos com uma pegada de blues".

Gillan também cantou no Black Sabbath, gravando o disco Born Again, além de ter tido uma bem-sucedida carreira solo nas bandas Gillan e Ian Gillan Band.

Me lembro de assistir a um show do Deep Purple, onde Gillan pede desculpas por não chegar mais nos tons de sua voz em Child in Time. É som conferir e relembrar esse vocalista nos vídeos abaixo.


.


 



Categories:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...