quarta-feira, 25 de julho de 2012

Essa me surpreendeu, sei lá bateu bobeira de procurar na internet uma música que me lembrava da banda Burn, banda de metal de Florianópolis. Além da música tocar bastante na FM naquela época, "é a Atlantida tocava rock e metal, agora virou esse depósito de lixo", assisti talvés uma das únicas apresentações da banda aqui em Blumenau, creio que isso deve ter sido em 1984. Essa versão do vídeo abaixo deve ser uma regravação mais light, mas valeu pela lembrança. Pelo histórico da banda, abaixo do vídeo coletado na internet, a banda voltou em 2001. Valeu relembrar um pouco mais do áureos tempos do rock aqui no estado de SC. 




O Burn, a mais famosa banda de "Rock Pesado" de Florianópolis de todos os tempos, voltou à ativa em 2001. Uma década depois de "encerrar" a carreira, o Burn lançou no final de 2001 um CD Demo intitulado "Sagrado Rock`n`Roll".
A trajetória do Burn confunde-se com os primórdios do rock pesado na Grande Florianópolis. Foi literalmente a primeira banda do estilo a surgir na região e fazer sucesso entre os "roqueiros" que se "alfabetizaram" em Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath e depois se "graduaram"" em Iron Maiden, Judas Priest, Motörhead etc.
O líder do grupo, o guitarrista Márcio Silva, 41 anos (nascido em 18.08.1960, em Laguna), conta que tudo começou quando tinha 14 anos de idade, em 1974. Ganhou uma fita cassete de um colega. Nessa fita, escutou pela primeira vez a canção "Immigrant Song" do disco "Led Zeppelin nº 3". Ficou fascinado. Do Led, foi para o Deep Purple. Essa última banda tinha uma música na qual ficou literalmente "encarnado". Era a canção "Burn" ("Queime" em inglês). Foi daí que Vítor inspirou-se para batizar sua banda - "Burn".
O Burn surgiu efetivamente em 1978(*) com ensaios regulares. Conta Márcio Silva que na época Florianópolis era um "deserto" para quem gostava de rock pesado. Não havia bandas, não tinha shows do gênero, mal se conseguia comprar discos desse estilo musical nas raríssimas lojas que mantinham algum estoque do gênero.
"Quando eu queria montar minha banda Burn, de rock pesado, os meus amigos desencorajaram alegando que era melhor investir em discoteque, moda da época", lembra Silva.
As bandas da época em Florianópolis eram: Engenho, Expresso Rural, Ratones (que mais tarde virou o Tubarão), Banda de Neutrons (jazz progressivo) e Asa de Morcego. Já o 4ª dimensão, de Itajaí, fazia algum sucesso entre a juventude da capital catarinense.
"O Burn abriu as portas para o rock pesado", observa Márcio.
O Burn era formado pelos irmãos Márcio (guitarra) e Vítor Celso Silva (baixo). O primeiro baterista foi Hudson Soares(**), amigo de Márcio, que saiu da banda em 1984, após o falecimento de seu pai. Foi substituído por Lise. Mais tarde, este último entregou as baquetas para Cau, irmão de Silvinho, de uma conceituada banda de bailes da Grande Florianópolis, Lugphil. Antes Márcio era baixista; Vítor tocava guitarra. Trocaram de instrumentos. Márcio virou o guitarrista e Vítor o baixista.
O Burn era a novidade na Grande Florianópolis. Os irmãos Silva moravam na rua Vereador Batista Pereira, nº 4, no Estreito, Florianópolis. A turma que curtia rock pesado reunia-se nos sábados à tarde na frente do colégio Aderbal Ramos da Silva, no Estreito. De lá partiam rumo à casa dos irmãos Silva. Ficavam reunidos na frente da casa. Um barzinho nas vizinhanças vendia cerveja para a turma de "cabeludos" que conversava e escutava os ensaios do Burn, que acontecia das 16:00h às 18:00h.
"A gente ensaiava no quarto. Desmontávamos as camas para instalar os instrumentos. O pessoal ficava lá fora escutando porque não tinha lugar para todo mundo na casa", relembra Márcio. Essa turma costumava visitar a mesma casa nos dias de semana, a partir das 21:00h, para conversar sobre rock. O primeiro show do Burn aconteceu na Escola Técnica Federal, em Fpolis(***). "Os professores ficaram impressionados", lembra Silva, que foi estudante naquele estabelecimento. No segundo show, em 1981, o teatro Bom Bosco, em Rio do Sul, ficou lotado. O Burn promovia um show por ano em cada cidade, sempre de casa lotada. Apresentou-se em Florianópolis, Itajaí, Laguna, Blumenau, Criciúma, Rio do Sul e Laguna.
Num release intitulado "Prelúdio de uma banda roqueira", sem indicação de data, encontrado no arquivo pessoal de Vítor Silva, constam algumas datas de shows realizados pela banda Burn.
Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...