Você sabia que, em 1983, o TWISTED SISTER desafiou os auto-proclamados ‘reis do metal’ para uma briga de rua em Londres? Seria, como a jornalista Mayra Dias Gomes chama, um ‘rock tale’?
Tudo começou – ou teria começado, como queiram – quando o Manowar teria se referido ao grupo de Dee Snider como ‘bichinhas de maquilagem’ em uma entrevista. A opinião pública voltou-se a favor do TS quando eles lançaram um desafio ao MANOWAR e ao HANOI ROCKS, que segundo consta, também teria feito comentários depreciativos sobre a banda de Nova Iorque através da mídia impressa. O TWISTED SISTER intimou seus rivais para aparecerem na Covent Square de Londres para um fecha. Na semana anterior ao lançamento do duelo, Snider botou pilha na pressão, dizendo que o ex-colega do baixista Mark ‘The Animal’ Mendoza na banda DICTATORS, Ross ‘The Boss’, então guitarrista do MANOWAR, era ‘apenas um gordinho do (bairro nova-iorquino) do Bronx. Ninguém no TWISTED SISTER pesa menos de 90 kilos, somos caras grandes da rua’ (seja lá o que isso queira dizer).
Infelizmente, nenhuma das duas bandas apareceu, a não ser por Dee Snider, sozinho, portando um megafone, que ele apontava para cestas de lixo enquanto perguntava: ‘Hanoi Rocks, vocês estão aqui?’
Em certo momento, ele entrou num banheiro público feminino para ver se o MANOWAR estava se escondendo lá, episódio esse que a revista inglesa SOUND chegou a documentar fotograficamente e publicar. Às 02h47min da tarde, o TWISTED SISTER declarou-se vencedor por W.O., definindo seus oponentes como ‘escória de galinhas da terra’. Era o tipo de publicidade que o dinheiro não pode comprar.
Mas e se o HANOI ROCKS ou o MANOWAR tivesse aparecido, o TWISTED SISTER teria mantido a panca? ‘Ouça’, disse então Jay Jay (French, guitarrista do TS). ‘Você não traz uma faca prum tiroteio, isso era um princípio. Ross the Boss fez essas declarações estúpidas, e mesmo Mendoza disse que teria estapeado a cara da porra do idiota se ele tivesse aparecido. Então nós somos ‘false Metal’, somos? Cai dentro cuzão… aquela banda é o Spinal Tap.’
Dee Snider, Terry ‘Hulk’ Hogan e Mark Mendoza
Dee Snider, Terry ‘Hulk’ Hogan e Mark Mendoza
Em 2006, o vocalista do MANOWAR, ERIC ADAMS, comentou o episódio, que ele nega ter ocorrido. Em entrevista ao site Critical Mass, ele tentou clarear a história:
Critical Mass: De acordo com a biografia oficial do TWISTED SISTER...
Eric: Haha! Eu sei o que vem por aí, eu sei o que vem por aí (risos).
Critical Mass: …rumores dão conta que o TWISTED SISTER desafiou vocês, MANOWAR e o HANOI ROCKS para uma briga em 1983 – foi no Reino Unido?
Eric: (Rindo feito um louco) Eis o que rolou. Nessa época eu acho que o TWISTED SISTER precisava de um pouco de publicidade – isso nunca aconteceu (risos), eu nunca encontrei com aqueles caras! Eu não sei do que eles estão falando. A palavra apropriada aqui é ‘boato’, mas é um dos bons – tem rolado por anos!
Critical Mass: Mas, Ross the Boss e Animal (Twisted Sister) não eram amigos na época?
Eric: Sim, eram. Eu acho que ainda são! Na verdade, eu acho que ele esteve em alguns de nossos shows. Isso torna a coisa toda realmente estúpida (risos).
Manowar pronto pra guerra
Manowar pronto pra guerra
No que diz respeito à amizade de Ross e Mendoza, a questão é um pouco mais complicada e obscura. Mark Mendoza é, além de músico, um caçador de recompensas licenciado oficialmente pelo estado de Nova Iorque. Ou seja, além de seu respeitável porte físico, ele tem permissão para perseguir, investigar, caçar, prender e algemar fugitivos da justiça. Mark também é conhecido por seu temperamento nada ‘zen’ e em algum dado ponto dos anos 70, dividiu um apartamento com Ross, e relatos apontam pra total intolerância de Mendoza em relação a barulho por parte do colega, o que obrigava o guitarrista do MANOWAR a dormir no capacho da porta de entrada caso ele chegasse muito tarde e Mandoza já estivesse dormindo.
Patacoada? Treta? Publicidade? Você decide. A história toda pode ser checada no THE OFFICIAL TWISTED SISTER BOOK (lembre-se que ‘a história é escrita pelos vencedores’).
Outras referências coletadas para esse artigo são tiradas do site do jornalista britânico Dave Ling, um decano das publicações inglesas de rock, e que pode ter sua obra esmiuçada no site:
http://www.daveling.co.uk
O site sueco Critical Mass, de onde o trecho com Eric Adams foi transcrito, pode ser acessado na url:
http://criticalmass.se
Fonte desta matéria: Site do jornalista Dave Ling
Republicada também por whiplash.net
Chamou pro pau e o outro não veio, a versão que fica é de quem compareceu!
ResponderExcluir