quarta-feira, 29 de agosto de 2012



Após cinco datas anunciadas na América do Sul ontem, finalmente promotores de shows brasileiros anunciaram uma miniturnê pelo Brasil do cantor Robert Plant, ex-Led Zeppelin, em complemento à turnê sul-americana que começa em Buenos Aires, na Argentina.

Será a terceira passagem do cantor pelo Brasil, que esteve em São Paulo e no Rio de Janeiro em 1994, em apresentação solo, e em 1996 ao lado de Jimmy Page, em ambas as ocasiões fechando o festival  Hollywood Rock. A dupla gravou dois álbuns com músicas inéditas e um DVD acústico, encerrando a parceria em 1999.

Plant retorna ao Brasil em outubro junto com sua nova banda, “The Sensational Space Shifters”, para shows em seis capitais, sendo que a apresentação no Rio de Janeiro fará parte do projeto Live Music Rock.


Led Zeppelin


Em 1968, Jimmy Page estava reformando os Yardbirds depois da saída de Jeff Beck do grupo. A ideia de Jimmy Page era formar um super-grupo e começou chamando Steve Marriott (Small Fazes) e Steve Winwood (Traffic) - porém somente conseguiu a adesão de John Paul Jones. Para o vocal, Jimmy Page e John Paul Jones convidaram Terry Reid, mas Reid inexplicavelmente recusou o convite, e sugeriu Robert Plant – que na época cantava no Hobsweedle - para o cargo. Assim, Plant entrou para a banda como uma segunda opção. Mesmo depois de entrevistado e aprovado por Page, Jones, e Peter Grant (empresário do Led Zeppelin), Robert Plant participou de uma sessão de gravação com Alexis Corner em setembro de 1968.
Rapidamente, Plant tornou-se um dos maiores cantores de rock da história, com seu estilo “poderoso”, e interpretação de blues e folk, dava seus “babes” ao microfone... Os agudos rasgados de Plant influenciaram vários cantores de rock e metal, como Freddie Mercury, Axl Rose, Kurt Cobain, e Rob Halford. Esse último chegou a mencionar a influência de Plant, dizendo: “Nos anos 70, nós dizíamos: Se esse cara canta tão agudo assim, então eu também posso.”
Plant ficou onze anos no Led Zeppelin, até o desmembramento da banda em 1980, causado pela morte do baterista John Bonham. Por ser amigo de Bonham desde a juventude, Plant decidiu por vezes abandonar os planos de reerguer o Led Zeppelin.



Carreira Solo

Depois do termino do Led Zeppelin, Plant saiu em carreira solo, e lançou 15 discos. Saiu em turnês, as vezes acompanhado do ex-colega de banda Jimmy Page, com o projeto intitulado Page& Plant, onde voltaram a tocar vários clássicos do Led Zeppelin (alguns nunca haviam sido tocados ao vivo antes, como Hey Hey What Can I Do) como What is and what should never Be, e Ramble On .Também gravaram clipes inéditos para as musicas: Nobody´s Fault But Mine, e Black Dog. A união dos dois rendeu um video gravado em 1994.
Em 31 de dezembro de 2008 foi agraciado com o título honorífico de Comandante do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II.
Em 2009 ganhou prêmios em 5 categorias do Grammy Award em dueto com Alison Krauss, com o album Raising Sand.






Reconhecimento

Considerado por muitos um dos maiores vocalistas da história do rock; foi nomeado por uma revista norte americana em 2008, como sendo o melhor vocalista de metal. Robert deixou para trás nomes como: Bon Scott (AC/DC), Freddie Mercury (Queen), Rob Halford (Judas Priest),Steven Tyler (Aerosmith), Sebastian Bach (Skid Row), Ozzy Osbourne (Black Sabbath), Bruce Dickinson (Iron Maiden),Axl Rose(Guns N' Roses) Paul Stanley e Gene Simmons (Kiss) e Ian Gillan (Deep Purple). Na lista estavam presentes também Jimi Hendrix, Mick Jagger e David Bowie, tendo sido eleito por mais duas vezes por votação popular, uma em 2009, feita pela rádio digital Planet Rock (e que contou com a opinião também de críticos musicais e personalidades do mundo do rock) e uma outra em 2011, feita pela conceituada revista Rolling Stone. (WIKI)


Pra mim melhor som de sua carreira solo, 29 Palms do Álbum Fate of Nations de 1993.

Álbuns carreira solo

  • Pictures at Eleven (1982)
  • The Principle of Moments (1983)
  • The Honeydrippers: Volume One (1984), com Jimmy Page
  • Shaken 'n' Stirred (1985)
  • Now and Zen (1988)
  • Manic Nirvana (1990)
  • Fate of Nations (1993)
  • Wayne's World 2 (1993), apenas uma faixa
  • No Quarter (1994), com Jimmy Page
  • Walking into Clarksdale (1998), com Jimmy Page
  • Dreamland (2002)
  • 66 to Timbuktu (2003), Antologia (CD 01) (Cd 02)
  • Mighty Rearrenger (2005)
  • Raising Sand (2007) com Alison Krauss
  • Band of Joy (2010)



  • Categories:

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...