quinta-feira, 28 de abril de 2011

Wish You Were Here é um álbum da banda britânica de rock progressivo, Pink Floyd, de 1975. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Já havia comentado em um post anterior que o álbum fala sobre a ausência e em duas das suas faixas ("Welcome to the Machine" e "Have a Cigar") sobre os aspectos negativos da indústria musical. O álbum é mais melancólico que os anteriores, no entanto tem algumas notas de otimismo presentes no disco. Diz-se que a faixa que dá título ao álbum "Wish You Were Here" fala sobre o que eles pensavam ser o desmoronamento da banda enquanto tal, e é também um tributo a Syd Barrett, que teve que sair da banda por seus problemas com consumo excessivo de LSD, da mesma forma que "Shine On You Crazy Diamond" é uma peça dividida em nove partes também o é. A peça começa e encerra o álbum (as partes 1 a 5 abrem e as partes 6 a 9, fecham-no). Foi reeditado com nova mistura digital em 1994 no Reino Unido e em 1997 nos Estados Unidos e no resto do mundo. Foi também reeditado em 2000 aquando da comemoração do seu 25º aniversário.

Wish You Were Here atingiu o nº 1 da Billboard vendendo até a data mais de seis milhões de cópias só nos Estados Unidos, onde foi consagrado como disco de ouro em 17 de Setembro de 1975 e como sêxtupla platina em 16 de Maio de 1997 pela RIAA. No mundo inteiro vendeu mais de 13 milhões cópias.

A qualidade musical do álbum é tão grande que alguns dos fãs da banda o consideram superior aos álbuns The Dark Side of the Moon e The Wall. A música que intitula o álbum, Wish You Were Here, foi regravada por inúmeras bandas renomadas, como Bee Gees (1985) e Nirvana (1990).






Lado A

"Shine On You Crazy Diamond" (Pts. 1-5) (David Gilmour/ Roger Waters/ Rick Wright) — 13:33
"Welcome to the Machine" (Roger Waters) — 7:26

Lado B

"Have a Cigar" (Waters) — 5:07
"Wish You Were Here" (Gilmour/ Waters) — 5:40
"Shine On You Crazy Diamond" (Pts. 6-9) (Gilmour/ Waters/ Wright) — 12:21


Esse é o LP que você pode tocar a vida inteira, sendo que cada vez que escuto o mesmo, a qualidade musical e artística da banda se destacam mais ainda, não dá pra enjoar de escutar um discão destes.

Qual banda que nunca fez um cover do Pink Floyd ? Abaixo uma gravação que fiz de uma banda dos amigos (Beto, Nilson, Adilson e Chaleco) aqui em Blumenau que a interpretam com excelente qualidade.





Ou então o momento abaixo, quando a banda Marillion se rende ao coro da plateia, e seu vocalista abandona o palco e deixa a festa com o público. Impagável, só os gênios do Pink Floyd para compor músicas de tamanho sucesso.


Categories:

Um comentário:

  1. A música título...
    Lembro do Cesinha, do Zendron, tocando no Tropical, ali na Rua Amazonas, perto do antigo Pfietzenreuter (depois Pão de Açúcar, depois Mini Preço, antes da Artex, depois...).
    Música mais pedida de todas as noites. Maravilha!
    Post pinçado com precisão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...